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RMZ 2017

Suzuki RMZ 2017

Novas Suzuki RM-Z/RMX 2017

A rede de concessionários oficiais Suzuki no território nacional tem já disponíveis para entrega as novas versões 2017 das aclamadas RM-Z250 e RM-Z450, bem assim como da conceituada RMX450Z.

Os novos modelos da marca de Hamamatsu destinados ao Motocross e ao todo o terreno apresentam uma decoração agressiva onde o tradicional amarelo surge plenamente contrastado com o preto das tampas laterais, flancos do assento e aros das rodas, constituindo esta uma das características que melhor distingue as máquinas de 2017.

Reconhecidas pelas suas qualidades dinâmicas, as RM-Z voltam a apostar em suspensões de primeira linha, com destaque para as forquilhas invertidas Showa SFF-AIR (Separate Function front Fork-AIR) no caso da 450 e da Kayaba PSF2 (Pneumatic Spring Fork) para a dois meio, unidades que recorrem a uma tecnologia semelhante (ar comprimido) para assegurar o papel tradicionalmente ocupado pelas molas e que garantem uma importante poupança de peso, para além de um ajuste mais rápido já que basta jogar com a pressão do ar nas diferentes câmaras para obter o mesmo resultado que a troca de molas com diferente constante iria permitir.

Nos comprovados motores motocilíndricos a quatro tempos equipados com injecção de combustível e sem bateria, a Suzuki volta a propor o sistema de controlo de arranque denominado S-HAC (Suzuki Holeshot Assist Control) que pode ser ajustado em dois modos, A para condições de aderência precárias, e B para pisos com boa tracção. Este sistema faz variar o avanço da ignição e desactiva-se ao fim de alguns segundos (1,2s no modo A e 4,5s no modo B) ou quando o piloto engrena a terceira (modo A) ou quarta velocidades (modo B).

A lendária eficácia das RM-Z em zonas sinuosas e o referencial comportamento em curva é fruto de um acerto notável da parte ciclística e para reforçar essa faceta, o construtor procedeu a ligeiros acertos nos quadros em alumínio, garantindo maior rigidez e alguma poupança de peso.

RMX450Z
Produzida com base na comprovada RM-Z450, a RMX450Z regressa ao mercado nacional e retoma a evolução estética protagonizada pelas suas irmãs destinadas ao MX e SX, mas não esconde a adaptação ao uso em todo o terreno, graças a uma unidade propulsora ‘acertada’ para garantir um funcionamento mais suave e com uma entrega de potência mais linear, mas também às diferenças que podemos encontrar na ciclística, a começar pela instalação de luzes à frente a atrás, protecção de cárter em plástico, melhor acesso ao filtro de ar, roda traseira de 18 polegadas e a manutenção da forquilha invertida com molas helicoidais.